12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS: CELEBRANDO A EDUCAÇÃO EM MUSEUS



Nesse ano de 2018  em que celebramos os 200 anos de criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ, localizada no Rio de Janeiro, testemunhamos, com muita tristeza, a sua destruição, não apenas estrutural mas também de grande parte de seu acervo, em decorrência de um incêndio descomedido, que com sua chamas queimou uma parte da memória e da história do Brasil. Agora mais do que nunca fica no ar uma pergunta ainda sem resposta: e o resto da memória do Brasil, também está ameaçada de destruição?

Em meio a esse triste momento para a história está iniciando hoje, 17 de setembro, a 12ª SEMANA DA PRIMAVERA DE MUSEUS -2018, que vai até o dia 21, próxima sexta-feira. Porque a celebração da memória não pode parar.

Esses dias nos impõem outra Primavera dos Museus: que nos leve a refletir sobre as circunstâncias presentes, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante. Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura. A educação em museus exerce papel fundamental no fortalecimento, visibilidade e valorização das memórias e dos museus brasileiros com o propósito de aumentar os laços afetivos e o sentimento de pertencimento da sociedade por essas instituições, bem como o reconhecimento das identidades e o respeito à diversidade.

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Para esse ano o é CELEBRANDO A EDUCAÇÃO EM MUSEUS, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. 

A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que tem por objetivo  nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal, bem como relata brevemente o histórico da área, resgata o processo de criação da política e demonstra sua aplicabilidade, propagando princípios e diretrizes da educação em museus, que norteiam gestores, educadores e demais interessados nessas práticas.


Como o texto a educação é, em suas múltiplas dimensões, imprescindível para a assegurar a própria existência dos museus. Esse é um dos indicadores que nos permitem avaliar as perdas decorrentes do incêndio no Museu Nacional: o potencial educativo e instrutivo das suas coleções e das pesquisas ali desenvolvidas. 

Essa herança imaterial, juntamente com o inestimável valor histórico do seu patrimônio contribuíram para fazer do Museu Nacional uma referência para a construção da identidade nacional. Neste momento, nos dispomos a refletir e a fortalecer nas instituições museológicas e processos museais a sua função educativa, especialmente na difusão e acessibilidade às conquistas em diferentes áreas do conhecimento como também na forma de explicitação da função social dos museus, de sua responsabilidade, para o aprimoramento do exercício da cidadania, qualificando a vida em sociedade, baseada no respeito e valorização da memória social de diferentes grupos sociais e no zelo e publicização do patrimônio cultural musealizado. 

Incorporando as reflexões decorrentes do incêndio do Museu Nacional e suas consequências aos atos celebrativos desta 12ª Primavera dos Museus, nos juntamos para pensar o fortalecimento do campo museal brasileiro. Por isso, convidamos público e instituições a refletirem sobre a dimensão educativa dos museus, em todos os seus aspectos, e sua importância na dinamização dos espaços museais e do campo museal brasileiro. Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

Dentro da programação da 12ª Semana da Primavera de Museus a Casa Museu, integrante do Memorial Dom Helder Camara, convida a todos e todas para a palestra \”As experiências de historiadoras na Casa Museu Dom Helder Camara\”, promovida pelo IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, no dia 21 de setembro, em dois horários: 16h40 às 18h20 e 18h30 às 20h10.  

Palestrantes: Vanuzia Brito (Historiadora e Bibliotecária) e Lucy Pina Neta (Prof. Me.)

A Casa Museu  está aberta à visitação durante a 12ª Primavera de Museus, assim como todo o conjunto do Memorial Dom Helder Camara, das 13h30 às 16h30. Informações pelo telefone: 3421-1076.

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