No dia 19 de agosto a Casa de Frei Francisco recebeu uma visita muito especial: o arcebispo de Olinda em Recife Dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar Dom Limacedo Antônio.
Chamada de Visita Pastoral ou Canônica, tem sua origem nas visitas que os Apóstolos faziam às comunidades cristãs fundada por eles e tiveram continuidade através dos bispos, seus sucessores. Existem notícias dessas visitas desde o século IV, distinguindo-se neste campo o zelo do papa São Gregório Magno.
Elas dão a oportunidade aos bispos e arcebispos de conhecerem melhor as paróquias, os paroquianos e as instituições que estão, de alguma forma, ligadas ao serviços e pastorais da Igreja.
A visita à Casa de Frei Francisco fez parte da programação da visita pastoral á paróquia do Santíssimo Sacramento, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife.
Organizada pela Comissão Arquidiocesana de Pastorais, a visita teve início no sábado, 18/08, no salão anexo à matriz, com a participação do arcebispo e do bispo auxiliar, no Encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Também acompanhou a visita o vigário episcopal do Vicariato Soledade, padre Paulo Sérgio Vieira Leite. Visando o 18° Congresso Eucarístico Nacional de 2020, na reunião dom Fernando sugeriu que a vocação da paróquia do Santíssimo Sacramento seja resgatada, no sentido de promover com maior frequência a Adoração ao Santíssimo e que sacerdotes estejam de plantão para atender aos fiéis em confissão, uma vez que a matriz está localizada em uma região de grande trânsito de pessoas.
Essa foi a primeira visita pastoral do bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio na Arquidiocese de Olinda e Recife. A convite de Dom Fernando dom Limacêdo conheceu o Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese, anexo à matriz.
Na região onde fica a paróquia, apesar de ser uma área residencial, tem comércio formal e informal e um polo médico-hospitalar, estão também várias comunidades carentes e moradores de rua.
Em função desta realidade, no bairro dos Coelhos e Boa Vista existem alguns projetos sociais que atuam oferecendo apoio à população de rua. Promovendo uma igreja em missão, dom Fernando visitou o comércio da Boa Vista, o mercado público, a comunidade de Santa Cruz, de São Gonçalo e de Santa Rosa de Lima. Também houve oportunidade de dialogar com os projetos sociais que atuam no bairro, como a Fraternidade O Caminho, C Amor (Fundação Terra), Movimento Pró-Criança e a Casa Frei Francisco, braço social do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara.
A visita teve início às 11h15, acompanhada de uma equipe de apoio de fotógrafos e cinegrafista.
A coordenadora da CFF, Giselle Carvalho fez uma excelente apresentação do trabalho realizado ali com adolescentes e jovens dos Coelhos e Coque em situação de risco. Em seguida foi exibido um vídeo institucional.
Os diretores Antônio Carlos Aguiar e Edelomar Barbosa e a conselheira Elizabeth Barbosa estiverem presentes à visita, representando o IDHeC.
Três adolescentes conduziram os Dom Fernando, Dom Limacêdo e sua equipe em visita pelas dependências da CFF, explicando a função de cada cômodo.
Ao final da visita foi servido um lanche caprichado.