Para encerrar as homenagens a Dom Helder na passagem dos 19 anos de sua partida para a Casa do Pai, no dia 27 de agosto foi celebrado, na cidade de Moreno O dia Municipal da Paz, pela APAM – Associação pela paz de Moreno.
O dia 27 de agosto se tornou o Dia da Paz em Moreno a partir de 9 de julho de 2004, através de projeto do vereador Alfredo Costa, por solicitação da APAM, em homenagem a Dom Helder Camara.
A celebração do Dia da Paz em Moreno foi realizada na Câmara Municipal de Moreno.
Em um ambiente que respira história, pode-se acompanhar através dos pôsteres espalhados no plenário, a trajetória da cidade de Moreno.
Inicialmente foi formada uma mesa de abertura composta pelo prefeito da cidade Edvaldo Rufino, pelo vereador Toni, pela presidente da ASPAM Roselândia e pelo Pe. Carlos André.
Cada membro da mesa falou um pouco. Os momentos difíceis e turbulentos pelos quais passa todo o país foram citados, como uma das barreiras para a construção da paz.
Após as falas a mesa foi desfeita e jovens da associação ACOLHER apresentaram a Canção da Paz, composta há três anos.
“Paz em Moreno, paz no mundo, a paz é fruto da igualdade, da justiça e do amor. Moreno pede paz”.
Em seguida foi formada a mesa redonda “Dom Helder Camara, uma vida dedicada a um mundo de paz”, composta pela professora da UFPE Yolanda (Sere) e membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Camara da UFPE e pelo professor Antônio Carlos Aguiar, diretor-executivo do IDHeC – instituto Dom Helder Camara. A mediação ficou por conta do professor João Pereira.
O prof. João abriu as falas apresentando uma biografia de Dom Helder. Em seguida foi a vez da prof. Yolanda que iniciou cotando sobre ter convivido com Dom Helder e da alegria de, por muitas vezes, lhe ter dado carona para diversos compromissos.
Ela falou sobre um projeto do qual faz parte – Educação para a Paz à Arte, exaltando a importância da educação na formação da cultura de paz.
O Prof, Antônio Carlos falou sobre a relação de Dom Helder com os jovens, seus escritos, seu exemplo de vida e sua fé no futuro e na juventude.
A fala do Prof. Antônio Carlos foi transmitida ao vivo através da página do Facebook do IDHeC que pode ser assistido no endereço:https://www.facebook.com/IDHeCoficial/videos/2124608177781808/.
Após as falas dos integrantes da Mesa Redonda foi aberta a palavra para os presentes.
Um dos estudantes presente disse que “pregar a paz é diferente de fazer com que ela aconteça”. E lançou a pergunta: “O que os órgãos governamentais estão fazendo para a paz acontecer”? Essa participação deu uma ideia de como pensam os jovens e do que esperam das instituições públicas em relação à construção da paz.
Ao final da solenidade foi servido um lanche a todos os presentes.