O jornalista pernambucano Gerson Camarotti esteve em Recife para lançar o seu livro “PARA ONDE VAI IGREJA?”
A sessão de autógrafos aconteceu no último sábado, 18 de agosto, na Livraria Saraiva do Shopping RioMar, começando a partir das 17h.
Desejando contribuir com a preservação da memória de Dom Helder, Gerson Camarotti manifestou o desejo de doar os direitos autorais da primeira edição ao IDHeC. E foi com muita alegria que recebemos a notícia de que os royalties da primeira edição do livro serão doados pelo autor ao IDHeC.
O livro é fruto de cinco entrevistas com cardeais brasileiros que o autor fez, cinco anos após ter coberto o conclave que elegeu o papa Francisco. Com base nos dados colhidos nas entrevistas ele aponta possíveis rumos da Igreja Católica no Brasil e no mundo.
O mundo vem mudando em uma velocidade quase que alucinante. E, diante dessas mudanças, como a Igreja deve se comportar nos dias de hoje? Sua atuação ao redor do mundo deve provocar algum tipo de mudança? Que futuro vislumbra o catolicismo não apenas no Brasil, mas em todo o mundo?
No livro essas perguntas são respondidas por cinco cardeais, com grande prestígio entre o clero do país.
Os mais controversos temas são abordados nas entrevistas, inseridos no contexto atual, de maneira direta e sem subterfúgios. O papa Francisco, a renúncia de Bento XVI, escândalos sexuais entre padres e bispos, ordenação de homens casados, são alguns dos temas polêmicos abordados pelo autor nas cinco entrevistas.
Segundo Camarotti “o primeiro papa latino-americano iniciou uma revolução e que era preciso ter olhar brasileiro sobre as principais mudanças no Vaticano”.
Os cardeais entrevistados por Camarotti foram: Dom Cláudio Hummes, Dom Odilo Scherer, Dom Orani Tempesta, Dom Raymundo Damasceno e Dom Sérgio da Rocha.
O autor faz ainda um ensaio sobre os cinco anos de atuação do papa Francisco, pioneiro em vários detores, tais como: o primeiro a escolher o nome Francisco, o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta.
“Em poucos meses, o novo papa tirou a Igreja da agenda negativa em que vivia: disputa de poder na Cúria Romana, suspeitas de fraude no Banco do Vaticano, vazamento de documentos secretos e escândalos de pedofilia, entre outros problemas. Com seu estilo simples e pastoral, Francisco conquistou as massas, aumentou a frequência nas igrejas e deu novo vigor aos fiéis”, diz o autor na apresentação da obra.
Conhecido por sua atuação nos bastidores de Brasília e da política brasileira, Gerson Camarotti é também especialista na cobertura da Igreja Católica no Brasil e no Vaticano, desde a década de 1990. Foi o primeiro jornalista a conseguir uma entrevista exclusiva com o papa.
No lançamento do livro em Recife o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara foi representado pelos diretores Normândia Macedo, Lucinha Costa, Christina Ribeiro e Edelomar Barbosa, pela presidente do Conselho Curador Tereza Duere e pelos conselheiros Elizabeth Barbosa e Zildo Caldas.