No bairro Novo Guararapes, na vizinha Jaboatão, existe uma paróquia que chama a atenção por sua integração e pelas atividades ali exercidas.
É a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que comemora, em outubro, 420 anos de criada. A matriz não tem luxo, são poucas as imagens de santos, mas, atrás do altar mor, exibe um painel que mostra alegria e esperança: o Cristo ressuscitado.
E foi essa alegria que podia ser observada na missa em ação de graças pelos 50 anos de idade e 23 de ordenação do administrador paroquial, o Pe. Fábio Santos, ou Fábio Potiguar, como é conhecido esse norte rio-grandense de Currais Novos.
Mais que simplesmente uma paróquia ali existe uma verdadeira comunidade. São leigos e Leigas, adultos, jovens e crianças totalmente integrados à paróquia e ao pastor.
Uma celebração participada por toda a comunidade, que cantava todas as músicas, executadas por uma animada banda, fazia leituras, distribuía eucaristia e ouvia, com toda atenção, as palavras de seu pastor.
Ao final da missa uma surpresa: o novo bispo auxiliar Dom Limacedo foi dar, pessoalmente, o seu abraço no Pe. Fábio. O bispos foi recebido com muita alegria e surpresa por Pe. Fábio e com muito acolhimento pela comunidade.
Depois foi a vez dos jovens prestarem sua homenagem, lendo um texto, cantando e levando todos a cantar com eles.
Na sacristia seis fotos iluminam as paredes: de um lado estão Pe. Fábio, Dom Fernando Saburido e o papa Francisco. Na parede em frente estão o papa João XXII, Dom Helder e o papa Francisco.
Ali foram inúmeros os abraços, os votos de felicidade e as fotos.
Fechando a noite uma festa surpresa esperava pelo aniversariante no salão do primeiro andar, onde foi servido um jantar, som de uma banda de forró da melhor qualidade.
Por fim o parabéns e a partilha de um belíssimo bolo, com uma réplica de Pe. Fábio em cima.
Foi uma festa muito bonita, organizada e preparada pela comunidade. Só uma comunidade que ama muito o seu pastor e que sabe que ele a conhece pelo nome, poderia preparar uma festa com tanto carinho.
Ao agradecer Pe. Fábio contou que na reunião do Conselho disse que não era para ter festa de aniversário porque não pode ter só festa para o padre. Ou tem para todo mundo ou não tem pra ninguém, ele disse. Uma paroquiana se levantou, olhou pra ele e falou:” mas vai ter”, em uma demonstração que, naquela paróquia, os leigos e leigas têm vez e voz.
A Comissão de Justiça e Paz e o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, dos quais Pe. Fábio participa se fizeram representar por Malu Alessio, Reginaldo Veloso, Antônio Carlos e Clarinda.
Foi, sem sombra de dúvida, a festa da partilha. Partilha do trabalho, da comida e do amor.
Parabéns Pe. Fábio por seus 50 anos de vida, 23 anos de ordenação e por ser um verdadeiro pastor para sua comunidade.
Parabéns por ser o bom pastor, que guarda suas ovelhas, que tem o seu cheiro e as conhece pelo nome.
Um comentário sobre “A FESTA QUE SE FAZ COMUNIDADE”
As fotos não precisam de legenda, já dizem tudo. Um pastor amado pelas suas ovelhas e prestigiado por muitos que reconhecem sua vocação e o seu carisma de acolhedor.