MEMORIAL DOM HELDER CAMARA RECEBE A VISITA DO BISPPO DA IGREJA ORTODOXA SIRÍACA MALANKARA

A Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, também conhecida como Igreja Ortodoxa Malankara, Igreja Ortodoxa do Oriente, é membro da família cristã das Igrejas ortodoxas orientais. A igreja é um dos vários grupos de cristãos de São Tomé a traçar suas origens até este apóstolo, que teria chegado à Índia em 52 dC, onde instituiu a igreja e sofreu o martírio no ano 72 em Mylapore (hoje cidade de Chennai), no sul da Índia.

Em visita à Arquidiocese de Olinda e Recife o bispo Mor Phillippe Miguete, da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, fez questão de conhecer o \”chão\” de Dom Helder, como se costuma chamar o Memorial Dom Helder Camara, onde o Dom viveu e celebrou por 31 anos. A visita aconteceu no final da  da terça-feira 21 de março.


O bispo mora na região da Normandia, na França, representando territórios de atuação da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara na França, África e Brasil. O principal objetivo de sua visita é estreitar os laços com a Igreja Católica no Recife, mantendo os princípios de fraternidade Ecumênica e priorizando um bom relacionamento entre os provos cristão.
Durante sua visita à Arquidioces o bispo foi recebeigo pelo vigário Mons Luciano Brito, substituindo Dom Fernando Saburido que se encontrava em Brasilia, participando da reunião do Movimento de Educação de base.

Em sua visita Mor Phillippe Miguetefoi acompanhado pelo diácono-guardião Carlos Beethoven, da Igreja Ortodoxa Siría de Antioquia no Recife e também membro do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – Recife), o Abuna Isaac, secretário do bispo, o padre Aldo Mota, da paróquia da igreja Ortodoxa Siríaca Malankara em Abreu e Lima e o padre Fábio dos Santos, integrante da Comissão de Justiça e Paz e da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

O bispo que chegou ao Recife no dia 16 visitou locais de devoção católica como o convento de São Félix de Cantalice, no Pina e o Recife Antigo.

Como acontece com a maioria das pessoas que visitam o Memorial, com Mor Phillippe não foi diferente e se emocionou muito ao ver a simplicidade do pequeno quarto onde dormia o grande profeta. Para ele a figura de dom Helder Camara é motivo de inspiração para todas as religiões, pois ele era uma pessoa que fez muito pelos mais pobres.

A Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara também desenvolve obras sociais e assistenciais na França e na África (Camarões), notadamente junto a jovens em situações de risco e vulnerabilidade social. Especialmente em Camarões, onde há comunidades e paróquias inseridas na selva, a pobreza é muito grande. As ações vão desde a formação em monastérios, desde apoio financeiro e assistência à saúde.

No Brasil, existem dois padres deste segmento religioso e um deles, o padre Aldo Mota, atua na paróquia da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara em Abreu e Lima, região metropolitana do Recife.

O Memorial Dom Helder Camara é composto pela Igreja das Fronteiras, a Exposição Permanente, o Espaço Dom Lamartine e a Casa Museu. Para saber mais clique em MEMORIAL DOM HELDER CAMARA


O Memorial se encontro aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira. Para saber horários e contatos, clique em INFORMAÇÕES.



GALERIA DE FOTOS

Deixe uma resposta