IGREJA DAS FRONTEIRAS RECEBE BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 2 PARA CELEBRAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Dando prosseguimento ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- Regional Nordeste 2, o arcebispo de Olinda e Recife e presidente Conselho Episcopal Regional, dom Fernando Saburido, recebeu  os 21 bispos que compõem o Conselho, para a concelebração Eucarística na igreja das Fronteiras, nesse sábado, 17 de fevereiro.

 O Evento de abertura do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, teve início nessa sexta, dia 16, no auditório João Paulo II do Colégio Salesiano, na Boa Vista, onde houve um painel sobre a Campanha sob a ótica da Ciência Política, apresentado pelo sociólogo Tales Castro, que é professor da Unicap.


Em todas as falas, os números que se referem à criminalidade nos estados do Nordeste do Brasil são alarmantes. Na Paraíba, por exemplo, 98% dos crimes de morte violenta são cometidos contra pessoas negras. Em Pernambuco, aconteceram 5.000 homicídios no ano de 2017, maior índice em dez anos, segundo a Secretaria de Defesa Social do Estado. No Brasil, por ano, morrem mais pessoas vítimas de crime do que as que morreram vitimadas pela bomba de Nagasaki na Segunda Guerra Mundial. “É como se uma bomba atômica fosse detonada a cada ano no Brasil”, disse o cônego Egídio.

Dom Fernando Saburido, citando o Ano do Laicato, disse que o envolvimento dos leigos nas ações da Igreja é de extrema importância “porque todos somos responsáveis pelo outro”. E explicou: “O lema da CF 2018 nos lembra o que Jesus disse: ‘Vós sois todos irmãos’ e irmãos se cuidam, se amam, se unem no clamor pela justiça e pela paz”, completou o arcebispo.

A homilia da  concelebração Eucarística na igreja das Fronteiras foi feita por dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns e referencial para a CF 2018 no Regional NE2. Os aplausos da assembleia confirmaram a seriedade e a profundidade de suas palavras. “Jesus faz comunhão de mesa com a considerada escória da humanidade, simplesmente porque só sabe amar. Acolhida, respeito e tolerância são atitudes novas, sempre acompanhadas da exigência da conversão radical. A vingança, o ódio e o ressentimento não são forças construtivas. Somente o amor e o perdão são forças criativas. Que o Senhor reconcilie nossa pátria e nos dê a graça de sermos homens e mulheres novos, convertidos e amorosos. A paz começa em você”.

A realização da concelebração Eucarística na igreja das Fronteiras tem um significado que vai além da própria campanha em si, por encerrar toda uma história de luta em defesa do direitos humanos, escrita com vigor e coragem pelo arcebispo Dom Helder Camara. Dom Helder viajou pelos quatro cantos do mundo denunciando as violações aos direitos humanos no Brasil e anunciando a boa nova carregada da esperança da construção de um mundo melhor e mais humano. Denunciava uma violência que prendia sem mandatos, torturava com requintes de crueldade e matava sem piedade.

              
Que o tema da Campanha da fraternidade 2018 Para esse ano o tema oficial é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” nos levem a uma reflexão profunda, não apenas sobre as consequências da violência, mas, primeiro, reflitamos sobre as suas causas, as suas raízes. Que possamos encarar de frente essas razões que levam a violência e procuremos combate-las, exterminá-las, fazendo renascer uma sociedade mais livre e mais humana. Só assim poderemos encontrar o caminho da tão sonhada paz. 


Fonte: Pascom AOR – http://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/02/bispos-do-regional-ne2-da-cnbb-discutem-a-campanha-da-fraternidade-2018-no-recife/

Deixe uma resposta