Em 2017 a Companhia do Tijolo trouxe para o Recife a peça O AVESSO DO CLAUSTRO, que se apresentou no último final de semana do 23º Janeiro de Grandes Espetáculos.
E para 2018 outra homenagem a Dom Helder será encenada, nessa quarta 17 e quinta 18: \”Pro(fé)ta – O bispo do povo\”. As duas apresentações acontecerão no teatro Arraial Ariano Suassuna, ás 19h.
Foto Rogério Alves – Folha de Pernambuco. |
A peça é fruto de um projeto Trilogia Vermelha iniciado em 2014 pelo Coletivo Grão Comum e a Gota Serena Produções. A proposta do projeto é contar através do teatro a vida de três nordestinos que marcaram a história do país: Glauber Rocha, Paulo Freire e Dom Helder Camara.
A peça é dividida em 17 cenas que, ainda que Dom Helder não esteja presente em todos os momentos da peça, surge, aqui e ali, permeando os assuntos que vão se desencadeando, como por opressão, Jesus Cristo, o papel da igreja no mundo e ou terror da ditadura, como mostra o prólogo que encena o velório de Pe. Henrique, assessor de Dom Helder, assassinado durante a ditadura militar. Esse momento é feito de uma maneira inovadora e nada convencional, já que a peça não se inicia dentro do teatro e sim no monumento Tortura Nunca Mais, onde o público é recebido pelo elenco, de onde saem juntos em um cortejo fúnebre, rumo ao teatro, recriando aquele momento.
Em um outro momento, dando asas à criatividade, é representado um encontro imaginário entre Dom Helder, Glauber Rocha e Paulo Freire, representados pelos atores Júnior Aguiar, Daniel Barros e Marcio Fecher.
Foto Jornal do COmmercio |
Júnior, que também é dramaturgo, acha que é importante mostrar que existe uma conexão entre os três. Eles não foram escolhidos para o projeto aleatoriamente. Foram escolhidos porque mostraram ao país que o povo nordestino é muito importante para o desenvolvimento do país e não um atraso, como alguns querem que seja.
Tomara que vire um agradável hábito e que, todos os anos, o Janeiro de Grandes Espetáculos tenha uma peça homenageando o grande profeta.
Serviço
Espetáculo \”Pro(fé)ta – O bispo do povo\”
Quando: 17 e 18, às 19h
Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)