“Nas operações destinadas a conseguir o máximo de lucro, o custo humano não entra nas considerações” – Dom Helder Camara (10.12.1974).
Frases como essa de Dom Helder Camara continuam tão atuais que até nos assustam em ver o quanto, ainda hoje, elas precisam ser ditas, lidas e repetidas.
É o profetismo do Dom que se confirma através dos anos.
Profetismo que começou a surgir durante sua atuação como bispo auxiliar no Rio de Janeiro, que se confirmou ao assumir o arcebispado na Arquidiocese de Olinda e Recife e que se consolidou quando se tornou o porta voz mundo afora dos que sofriam perseguições e torturas durante a ditadura militar, dos oprimidos, dos desvalidos e dos excluídos da sociedade, os pobres, a quem chamava, com muito carinho de “meus irmãos”, assumindo assim, de corpo e a alma, a defesa dos direitos humanos.
O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara tem como principal objetivo preservar e divulgar o legado que Dom Helder deixou. E, uma das formas de divulgar esse legado é publicando sua obra, seja em livros impressos, seja através das mídias sociais, seja através da publicação, há mais de uma década, de um calendário temático, com uma frase de Dom Helder para cada mês. Frases como a que está no topo dessa matéria.
O calendário tem uma segunda finalidade, que é a de prover recursos para a manutenção de todo o conjunto do IDHeC: o memorial composto pela Igreja das Fronteiras, Espaço Dom Lamartine Casa Museu e Exposição Permanente; o CEDOHC, o Centro de Documentação que arquiva o legado de Dom Helder e o seu braço social, a Casa de Frei Francisco, fundada pelo próprio Dom e que hoje atende a jovens e adolescentes da Comunidade dos Coelhos e arredores.
O tema para 2018 é Direitos Humanos. E, na apresentação, Antônio Carlos Aguiar, diretor do IDHeC, diz que: A forte, corajosa e permanente defesa dos direitos humanos foi uma marca de sua vida e uma expressão veemente de seu amor ao próximo, especialmente aos mais vulneráveis. Hoje, quando no mundo inteiro e no Brasil em particular, a violação dos direitos humanos explode, nos sem teto, nos sem trabalho, nos sem terra, nos imigrantes e nos refugiados, o calendário 2018 do IDHeC lembra a luta de Dom Helder Camara, um gigante defensor desses direitos”.
O Calendário 2018 custa R$ 20,00 e pode ser adquirido no próprio IDHeC, na rua Henrique Dias, s/n, ao lado da Igreja das Fronteiras, de segunda a sexta-feira no horário comercial e, aos domingos, na missa dominical, das 10h30 às 12h.
Informações pelo telefone 3231-5341.