É esse o título do livro que a cantora pernambucana Cylene Araújo escreveu, para contar a história de uma jovem, cuja fé a fez andar novamente, depois de sete anos paralítica.
No ano do centenário de Madre Iva Cylene foi convocada a uma missão: realizar o projeto em homenagem aos cem anos daquela que foi um verdadeiro anjo de bondade e que transformou a vida de dezenas de pessoas.
Para a autora estava lançado um desafio que ela considerou como uma responsabilidade de proporções gigantescas: fazer o relato das histórias de amor e caridade do anjo branco, sua importância e influência nos setores econômico e social e, principalmente ,na religiosidade do povo de pernambucano.
Para quem, até então, só havia feito publicações na área de cultura, foram muitas as dúvidas de como falar de uma mulher guerreira, santa e cidadã e uma boa mãe, cuja vida foi pautada na misericórdia de São Francisco de Assis.
Cylene ouviu diversas pessoas, juntou documentos, fotos, gravações de áudio da própria Madre Iva e, ao final, surgiu não apenas o livro, mas também um CD Musical, um Áudio Livro e um DVD, para homenagear aquela que tanto fez pelos pobres.
Foram muitas as realizações de Madre Iva, incluindo a construção de um abrigo para idosos carentes, o Abrigo de São Francisco de Assis, a igreja de São Francisco e duas escolas, na cidade do Cabo de Santo Agostinho.
Assim como Dom Helder, Madre Iva dedicou a vida a recuperar a dignidade daqueles que a sociedade exclui e nega oportunidades de uma vida melhor.
As comemorações do centenário de Madre Iva que tiveram início no mês de julho, continuam acontecendo, com o lançamento do livro no próximo domingo, 12 de novembro, às 09h30 no Espaço Dom Lamartine, terraço da igrejinha das Fronteiras.
O livro é uma oportunidade para se conhecer o maior legado social e religioso realizado por uma mulher no Estado de Pernambuco.
SERVIÇO
O QUE– Lançamento do livro MADRE IVA – O ANJO BRANCO DE PERNAMBUCO, de Cylene Araújo
ONDE – Espaço Dom Lamartine – terraço da igreja das Fronteiras, rua Henrique Dias, s/n, Boa Vista
HORA – 09h30 da manhã.