18 ANOS SEM O DOM ENTRE NÓS


Aquela sexta-feira terminava como qualquer outra, como se nada mais  fosse acontecer, até que, já indo tarde a noite, o Pai achou que já estava na hora de chamá-lo para perto Dele, pegou em sua mão e o levou para a sua morada. Era noite do dia 27 de agosto de 1999 e ficou também noite no coração de todos nós.

Partia , aos 90 anos, o irmão dos pobres, o Dom do Amor, da Paz, da Alegria, da Vida. Mas, como tão bem dizia ele “quanto mais escura é a noite mais carrega em si a madrugada”, depois da noite provocada pela saudade, chegou a madrugada, com seus raios de sol iluminando a todos, mostrando que, apesar de fisicamente não estra mais entre nós, Dom Helder continuará sempre presente através de seus escritos, suas crônicas, suas cartas conciliares, seus poemas e acima de tudo, por seu exemplo de vida, calcada no Evangelho e voltada para a promoção da dignidade de seus irmãos e irmãs.

O Padre João Pubben, hoje residindo na Holanda, escreveu as seguintes palavras sobre a data que se aproxima:

“Os meses agosto e setembro nos fazem celebrar dias 27 valiosos. O servo de Deus Helder Camara nos deixou em 27.8.1999 e são Vicente de Paulo partiu em 27.9.1660.

É do compositor austríaco Gustavo Mahler (1860-1911) o seguinte pensamento: ‘Tradição não é venerar as cinzas, mas manter aceso o fogo’.

Acredito que conhecemos, sim, bastante os feitos e ditos tanto de dom Helder como de São Vicente.


 ‘Quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir’ – usando uma expressão cara ao nosso Dom – poderá descobrir que o Sopro Divino, também HOJE, age pelo querido e saudoso Helder e pelo grande e inesquecível Vicente!
Desejando-lhes uma frutuosa meditação e dois “ricos” dias 27… 
Meu abraço cordial”,Pe. João Pubben

E, para que o dia 27 de agosto seja um dia rico em homenagens e reflexão, os 18 anos da páscoa de Dom Helder serão lembrados pela Arquidiocese de Olinda e Recife com uma celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido e concelebrada por Mons. José Albérico, na Catedral Sé de Olinda, às 09h da manhã. A celebração será transmitida pela Rádio Olinda – 1030 AM e pela Club FM 99.1


Outra homenagem acontecerá na Igreja das Fronteiras, pelo 14º ano consecutivo, sempre no último final de semana de agosto, quando os integrantes da Peregrinação do Ceará encerram a sua visita ao “chão de Dom Helder” na Missa dos Romeiros, na igreja das Fronteiras, às 11h da manhã. A missa será concelebrada pelos padres Sá e Maurício, que acompanham a peregrinação.





São dois momentos em homenagem ao nosso grande profeta Dom Helder: a celebração pelos  18 anos da partida do Dom pela  Arquidiocese de Olinda e Recife, onde ele viveu seus pastoreio por 35 anos e a dos conterrâneos peregrinos que, desde 2006, todos os anos vêm lá do Ceará prestar a sua homenagem, percorrendo os caminhos do Dom.

Todos e todas estão convidados a participar das celebrações e prestar a sua homenagem ao nosso profeta.

Deixe uma resposta