ATUALIDADES – PROJETO COLMEIA COMUNIDADE-SESC E A CASA DE FREI FRANCISCO

A Casa de Frei Francisco, braço social do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara-localizada nos Coelhos, recebeu hoje, 18 de agosto, uma ação de saúde e cidadania, realizada pelo Projeto Colmeia Comunidade, do Sesc.

Iniciado às 08h da manhã e estendendo-se até às 16h, a expectativa era de oferecer em torno de cinco mil atendimentos na comunidade tais como aferição de pressão, teste rápido de colesterol, vacinação, corte de cabelo, orientações jurídicas, emissão da Carteira de Identidade e ainda exames de pele para o diagnóstico da hanseníase, orientação sobre tuberculose, teste de escarro, vacinação contra a Influenza e teste rápido de HIV e distribuição de preservativos masculinos e femininos.


Na área de saúde bucal houve, além de uma palestra para ensinar a forma correta de escovação dentária, aplicação de flúor. O Distrito Sanitário I emitiu o Cartão SUS e informou sobre arviroses e controle da raiva animal.
O Sesc fez avaliação física funcional, orientações sobre a importância da prática esportiva e recomendações nutricionais. O Naphe realizou teste de Hepatite B e C e a Secretaria Estadual de Saúde levou a Operação Lei Seca para orientar a população dos riscos da mistura do álcool e direção, além da importância do uso do equipamento de segurança. O Hemope orientou sobre o processo de doação de sangue.

A Secretaria de Defesa Social emitiu de 50 Carteiras de Identidade, a partir da segunda via. Orientações e informações sobre o CAD Único e o Programa Bolsa Família foram repassadas pela Secretaria de Assistência Social. O INSS estava presente tirando dúvidas sobre os direitos previdenciários e assistencial, fazendo a simulação de contagem de tempo e agendamento dos benefícios. As orientações o campo jurídico ficaram por conta da faculdade Estácio. O Senac realizou corte de cabelo feminino e masculino e a Racco ficou com a higienização da pele.

 Os moradores da comunidade puderam ainda aproveitar a ação para tirar o histórico de nada consta de multas, informações e pontuação na CNH, emissão de taxas, consulta de débitos e atualização de endereço com o Detran. A Celpe fez o cadastro de baixa renda, ligação nova, parcelamento, troca de titularidade e solicitação de 2° via e a Compesa fez atendimento comercial.


O Banco de Alimentos do Sesc movimentou a oficina de aproveitamento integral dos alimentos e o Cebrac orientação sobre a sustentabilidade social e arrecadação de latas de alumínio.

O Projeto Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e já passou pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira, Bomba do Hemetério, Curado IV, Coque e pelas cidades de Gravata, Paudalho e São Lourenço da Mata.


Em 2017, a iniciativa chegará ao Ipsep, Prado, Santo Amaro e Jardim São Paulo, no Recife. A iniciativa conta com a parceria da Tv Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pen, CEBRAC, SDS e a Faculdade Estácio FIR.


Parabéns ao Sesc e a todos os seus parceiros por essa iniciativa de promoção da qualidade de vida e da população de nosso Estado. Que esse Projeto cresça e se espalhe atingindo cada vez um maior número de comunidades e cidades pernambucanas.

Deixe uma resposta