CASA DE FREI FRANCISCO: LEVANDO ADIANTE O SONHO DE DOM HELDER NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES

CASA DE FREI FRANCISCO: LEVANDO ADIANTE O SONHO DE DOM HELDER NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES

Para que todos possam conhecer um pouco mais das atividades sociais do IDHeC vamos, a partir de hoje, falar sobre a Casa de Frei Francisco, de suas atividades e de seu excelente trabalho com adolescentes das comunidades do Coque e Joana Bezerra.
Construída com o dinheiro de prêmios internacionais que Dom Helder recebeu e chamada por ele de Casa de Frei Francisco, tornou-se o braço social da então Obras de Frei Francisco, hoje IDHeC.
Inicialmente foi pensada por Dom Helder para ser um albergue para moradores de rua, onde era oferecido acolhimento fraterno, alimentação e banho.
Posteriormente passou a acolher crianças e jovens das comunidades vizinhas em situação de risco social.
Atualmente a  Casa de Frei Francisco oferece oficinas, para 94 adolescentes, no contra turno escolar, de segunda a quinta.
Os  adolescentes fazem 2 refeições por dia: um lanche frio (leite, biscoito, bolacha,  etc) na entrada, e uma refeição quente (carne, frango, arroz, feijão, macarrão, etc) na saída.
 
OFICINAS REALIZADAS
 
– Oficina de Leitura  ( Rosangela)
– Oficina de Raciocínio Lógico  (Rosangela)
– Oficina de Orientação Profissional (Virgínia)
– Oficina de Educação Sexual ( Virgínia)
– Oficina de Informática (Tércio)
 
REUNIÃO MENSAL PARA OS PAIS/RESPONSÁVEIS
 
Mensalmente acontece a reunião de pais/responsáveis onde são colocados os objetivos  da Casa de Frei Francisco, explicando a metodologia desenvolvida, os projetos em andamento, suas necessidades, além da importância dos pais na educação dos filhos. No primeiro semestre foram realizadas 06 reuniões.
 
 
ANIVERSARIANTES DO MÊS
 
Na última quinta-feira do bimestre é realizada a festa de aniversário, como forma de valorizar a vida.
Nesta festa têm brincadeiras, músicas, além de lanche especial (bolo, refrigerantes, cachorro quente, etc). No primeiro semestre foram realizadas três festas.
 
CONTRATO DE CONVIVÊNCIA
No início de cada semestre é elaborado em cada turma um contrato de convivência onde os adolescentes discutem com seu educador (a) o que podem e o que não podem fazer em sala e na Casa de Frei Francisco. Um dos objetivos deste instrumento é que eles possam levar novas regras e conceitos de convivência para sua vida (na rua, na escola, em casa).
PSICOSSOCIAL
 
Visitas Domiciliares
Cadastro Social
Escuta Social e Psicológica (adolescentes e Famílias)
Movimentação de adolescentes
Busca ativa
Acompanhamento Jovem Aprendiz
 
JOVEM APRENDIZ
A Casa de Frei Francisco não é uma entidade formadora legalmente credenciada para a inserção de menores pela Lei da Aprendizagem. No entanto, vem preparando jovens para serem absorvidos pelas entidades como a Escola Dom Bosco, o CIEE, Mauricio de Nassau e a OAF.
 Neste PRIMEIRO semestre foram encaminhados 16 adolescentes, sendo 04 aprovados.
 

Deixe uma resposta