Quarta-feira, 19.12.1979
Meus queridos amigos
Os anjos acordaram os pastores, para que eles, humildes e pobres, fossem os primeiros a vir ao presépio, adorar o Menino-Deus. Mas o Pai fez com que os Reis Magos, que apesar de reis encontravam tempo de olhar longamente o céu, descobrissem uma estrela nova, belíssima, e estrela que se deslocava pelas alturas. Os Magos sentiram que a novidade importante e grande estava acontecendo, o que os Livros Santos diziam: Deus vindo a Terra, salvará os homens.
Como eram ricos, vieram carregados de presentes. Quando chegaram a Jerusalém, com as luzes da grande cidade, perderam de vista a estrela. Enquanto falaram com o rei Herodes, a estrela continuou desaparecida. Só tornou a aparecer quando os Reis Magos largaram o rei Herodes — que tinha o coração duro e ia mandar matar os inocentes, de dois anos para baixo, na esperança de matar o Menino Deus. A estrela só tornou a aparecer quando os Magos saíram da cidade grande, cheia de luzes e cheia de injustiças.
Deus quer bem a todos, porque todos são filhos d´Ele. Mas Deus ama, de modo especial, os pequenos e pobres. Mas, por que chamando por meio dos anjos os pastores — que representavam os pobres mais pobres — mandou uma estrela chamar, no Oriente, os três Reis Magos? Eles eram reis diferentes. Reparem que, ao oferecer presentes ao Menino, não ofereceram ouro, ouro e mais ouro. Claro que ofereceram ouro. Mas, ao lado do ouro, ofereceram incenso e mirra.
Incenso é aquilo que o padre, na missa cantada, coloca em cima das brasas que estão no turíbulo. Aí o padre incensa o altar. O incenso quando cai em cima das brasas vira fumaça cheirosa, que sobe para o céu. É uma bela imagem das orações dos fiéis. Mirra entra na hora de embalsamar um morto. É uma imagem do sofrimento.
Se entre os queridos rádio-ouvintes houver algum rico ou alguma rica, aprenda bem a lição dos Magos. Leve ao presépio ouro para ajudar os pobres. Mas não chegue só com dinheiro — chegue com oração sincera como incenso cheiroso, e aceite e ofereça sofrimento de vida como os Magos ofereceram mirra!