ATUALIDADES: CATÓLICOS EM ORAÇÃO CONTRA A PEC 241/55

Em sintonia com a CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, acreditando que o dever de cada pessoa que segue os ensinamentos de Jesus Cristo é defender a vida, acima e antes de qualquer coisa, cristãos católicos solicitaram ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a abertura dos jardins do Palácio dos Manguinhos para a realização de uma Vigília contra a aprovação, pelo Congresso Nacional, da PEC 241, agora 55.

Iniciada com a frase, do século IV, de São João Crisóstomo “Não fazer os pobres participar dos próprios bens é roubá-los e tirar-lhes a vida”, a CNBB diz em sua nota do dia 27 de outubro que  “A PEC 241 é injusta e seletiva. Ela elege, para pagar a conta do descontrole dos gastos, os trabalhadores e os pobres, ou seja, aqueles que mais precisam do Estado para que seus direitos constitucionais sejam garantidos. Além disso, beneficia os detentores do capital financeiro, quando não coloca teto para o pagamento de juros, não taxa grandes fortunas e não propõe auditar a dívida pública”.

E, seguindo os passos de Jesus Cristo,  que sempre esteve ao lado doa mais fracos e oprimidos, o Palácio dos Manguinhos abriu suas portas para que fosse realizada a vigília, organizada e apoiada por diversos grupos e movimentos de nossa Arquidiocese, tais como:

Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC NE II, Centro Educacional Profissionalizante do Flau (Turma do Flau), Tenda da Fé, Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, CEBs – PE, Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova, Grupo Fé e Política Dom Helder Camara, Grupo Encontro da Partilha, Movimento de Mulheres Contra o Desemprego e  IDHeC – Instituto Dom Helder Camara.

Realizada com a presença de representações desses grupos acima citados e de vários outros como o Mulher Maravilha, pastorais da Arquidiocese como a Carcerária e  da Juventude, Cursilho da Cristandade e CEB, entre outros, contou ainda com a presença de vários religiosos como o monge beneditino Marcelo Barros, o frade franciscano Aloísio Fragoso e o padre jesuíta Kiko Secchim.

A Arquidiocese foi representada pelo Pe. Josenildo Tavares, coordenador de Pastoral.

Cerca de 200 pessoas participaram da vigília que teve início às 18h, encerrando-se, pontualmente, às 22h.

Coordenada por Reginaldo Veloso, assessor das CEBs e especialista em liturgia, a vigília não poderia ter sido melhor conduzida. A animação dos cantos ficou por conta de Reginaldo e de Heloísa que, com sua belíssima voz, levava a todos a cantar e a participar de cada momento, com muita espiritualidade e intensidade.

A abertura dos portões dos Manguinhos para receber a vigília foi um momento de muita simbologia pois mostrou que o nosso pastor, Dom Fernando, está ao lado de suas ovelhas, apoiando e lutando para que cada um, cada uma, tenha uma vida digna, plena em abundância, como Jesus quer.

Durante as 4 horas da vigília houve depoimentos importantíssimos, histórias de vida e luta, tanto de quem já está na caminhada há muitos anos, como dona Luíza, como de jovens que estão iniciando seus passos na construção de um mundo melhor.


O monge Marcelo Barros encerrou o momento das falas, chamando a todos a se unir em torno da luta pela vida. Em seguida houve a leitura das Bem-aventuranças e a bênção final dada por frei Aloísio Fragoso.
Ao arcebispo Dom Fernando Saburido o agradecimento de todos os que organizaram e participaram da vigília, por abrir as portas dos Manguinhos e  a esperança de  que essa vigília tenha sido o primeiro de muitos momentos de oração no palácio dos Manguinhos.

Um comentário sobre “ATUALIDADES: CATÓLICOS EM ORAÇÃO CONTRA A PEC 241/55

  1. Uma belíssima iniciativa da parte de nossa Igreja, pois existem demônios que só são expulsos com muita oração. Sejamos perseverantes, muitos que estão na luta, sobretudo os jovens, precisam de nossas orações e comprometimento. Que Deus seja nosso guia na luta contra a PEC do fim do mundo.

Deixe uma resposta