No dia 07 de fevereiro de 1909 nascia aquele que foi chamado de “Irmão dos pobres, meu irmão” pelo papa João Paulo II e é considerado um profeta dos nossos dias, um exemplo de pastor, que conduziu com sabedoria e amor as suas ovelhas.
Devido às obras de Restauro pelas quais passou, recentemente, a capela de Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras da Estância de Henrique Dias, ou como é conhecida, a Igreja das Fronteiras, o aniversário de Dom Helder não pôde ser comemorado no dia 07, como ocorre todos os anos.
Por isso a celebração pelos 107 anos de nascimento de Dom Helder acontecerá próximo domingo, dia 28, reabrindo, oficialmente, as portas da Igreja das Fronteiras, após a obra de restauro, onde o Altar Mor foi restaurado, houve substituição de algumas peças de madeira e esquadrias, pintura e limpeza dos santos e também descupinização.
Às 10h30min o historiador e professor Biu Vicente fará uma reflexão sobre o tema: “Alguns Caminhos Ecumênicos de Dom Helder”.
Às 11 horas haverá a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. JOSÉ AUGUSTO RODRIGUES ESTEVES, Pároco da Paróquia São José, Procurador da Ir. Bom Jesus dos Martírios – SÃO JOSÉ e Capelão da Igreja das Fronteiras.
Ao final da celebração será feito um agradecimento público ao banco Santander, patrocinador da obra de restauro da igreja, ao arquiteto Márcio Campos D’oliveira e à equipe do IDH – Instituto para o Desenvolvimento Humano, que executou o trabalho de Restauro da Igreja das Fronteiras , pelo empenho, dedicação e carinho durante a execução dos serviços, para que a Igreja reabrisse suas portas o mais rápido possível e suas atividades pudessem ser retomadas.