O Evento “UMA PONTE PARA A PAZ”, este ano em sua décima edição, tem um importante papel de integração nas comunidades dos Coelhos e do Coque/Joana Bezerra, historicamente rivais. Realizado em cima da ponte Joaquim Cardozo, que liga as duas comunidades, o evento promove um abraço simbólico, questionando e confrontando a rivalidade existente, buscando desenvolver uma cultura de paz que fortaleça os laços da comunidade e realce os interesses comuns entre os moradores da região.
Essas comunidades estão inseridas na RPA 1, com elevados níveis de pobreza, exclusão social e violência, apresentando alta densidade populacional (268 habitantes por hectare) e estando entre os piores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH do Brasil (0,632 – equivalente ao IDH do Gabão, na África).
“Uma Ponte para a Paz” integra uma estratégia para que escolas e entidades sociais tenham a oportunidade de abordar o tema da cultura da paz, amplamente estimulado por Dom Helder, aproximando o seu conceito da vivência das pessoas.
|
O dia do evento é também uma importante oportunidade de, através da mídia, fazer chegar a toda a sociedade pernambucana a necessidade de se desenvolver mais consistentemente a cultura de paz. Mesmo tendo poucas horas de duração – apenas uma manhã-sua preparação dura todo um semestre, em que escolas e entidades atuam, simultaneamente, dentro de seus planejamentos, trabalhando temas como: justiça, paz, solidariedade, direitos, deveres, e de forma especial, o respeito pela vida. Vale registrar o amplo e fundamental apoio que a imprensa tem dado a este ato de promoção da paz.
O evento envolve cerca de 20 entidades e instituições, entre elas o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara- através de seu braço social a Casa de Frei Francisco, 10 dez escolas municipais e estaduais, além de personalidades com Almir Rouche.
Todas as escolas e Projetos sociais, assim como integrantes das comunidades, caminham em direção à Ponte Joaquim Cardozo, cada grupo vindo de um lado, em direção ao centro da Ponte, onde fica estacionada a Frevioca, acontecendo então o abraço simbólico.
|
Rede de Solidariedade Coelhos, Coque/Joana Bezerra
Como fruto dos encontros preparativos para a realização das primeiras versões deste evento, em 2008 foi criada a REDE DE SOLIDARIEDADE SOCIAL dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, unindo as entidades, instituições e escolas que atuam na região, para identificar problemas comuns, ações sobrepostas e apontar propostas coletivas que minimizem os problemas vividos por essas comunidades. A Rede tem articulado ações entre agentes públicos e privados, diminuindo a sobreposição de ações, ao tempo em que aproxima agendas para um trabalho mais consistente e efetivo para essas comunidades.
Participam deste evento:
– IDHeC – Casa de Frei Francisco
– FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife
– IMIP – Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
– Em Cena Arte e Cidadania
– OAF do Recife
– Movimento Pró-Criança – Unidade Coelhos
– LBV – Legião da Boa Vontade
– Casa Menina Mulher
– INSF – Instituto Nossa Senhora de Fátima
– Instituto Passo de Anjo
– Projeto Ilhas Recife
– Mãos Voluntárias –
– ABCC – Associação Beneficente Criança Cidadã
– Projeto Formando o Amanhã – Leo do Campinho
– PSF’s dos Coelhos e do Coque
– Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos / CRAS 1 – PCR
– Governo Presente – SEART
– Programa ATITUTE – Governo de Pernambuco
– Secretaria de Educação do Estado
– Secretaria de Educação do Recife
– Conselho Tutelar (RPA 1)
– Fundação de Cultura do Recife / PCR – Frevioca
– CTTU
– PM / BPTRAN
– Corpo de Bombeiros
– Creche Vovô Artur
– Escola Municipal do Coque
– Escola Municipal dos Coelhos
– Escola Municipal Reitor João Alfredo
– Escola Municipal Josué de Castro
– Escola Municipal Novo Mangue
– Escola Municipal Costa Porto
– Escola Estadual Monsenhor Barreto
– Escola Estadual Joaquim Nabuco
– Escola Estadual Poeta Manuel Bandeira