O dia 12 de outubro além de ser dedicado às nossas crianças, é também o dia dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, um título mariano negro.
Venerada pelos católicos, é representada é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida em São Paulo.
De acordo com a história registrada pelos padres José Alves Vilela, em 1743 e João de Morais e Aguiar, em 1757, a imagem foi encontrada na segunda quinzena de 1717, por alguns pescadores que colocaram seus barcos no rio Vale do Paraíba com intenção de pescar alguns peixes para oferecerem a Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, que ofereceu uma festa em sua homenagem.
Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.
Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.
Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
A festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida tornou-se feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II Papa consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
(Fonte: Wikipidia)
Deixamos aqui uma mensagem de nosso querido Dom Helder que se encontra nas “Circulares Pós-Conciliares”, volume IV – Tomo I – p.150.
\”Que Nossa Senhora Aparecida, cada vez mais, vele pela nossa Terra e pela nossa Gente! Quanto a mim, neste dia da Criança, peço à Mãe querida que guarde, intacto, dentro de mim, o Garoto que vocês conhecem e a quem quase mimam…Dom Helder Camara.